segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Mundo que nos Rodeia: O Balanço - Blog Faz um ano ao serviço de todos.


José Alexandre Barata
Blog faz um ano - Balanço

Após um ano ao serviço de todos, não queria deixar passar em claro este momento, sem que fizesse um balanço das publicações e um resumo do que aconteceu ao longo destes 365 dias.
Em termos de publicações, o meu objectivo foi desenvovler com base em crónicas com nomes pré-definidos, algumas temáticas que fazem parte do meu conhecimento, por um lado, e de informação e curiosidades por outro. É evidente que ao longo deste ano, fundamentei e desenvolvi algumas temáticas com mais afinco, até porque fazem parte das minhas paixões. Quis com este Blog, por um lado recordar algumas personagens do passado, já desaparecidas mas sempre recordadas, em áreas como Desporto, Música, Política, Cinema e Poesia. Quis por outro lado, distinguir o "nosso" grande poeta, Fernando Pessoa, falar do Mundo que nos Rodeia e da minha tese de Licenciatura em Sociologia. Nesta mesma área, distingui, alguns dos chamados "pais" da Sociologia, e também dos "nossos" sociólogos, portugueses e investigadores sociais. Também criei uma crónica dos Livros que merecem ser lidos. Em resumo, elaborei 205 postagens, a saber:
  • A Minha Tese:  24 publicações
  • À Volta com a Vida: 4 publicações
  • À Volta com os Pensamentos: 7 publicações
  • Momentos da Vida: 12 publicações
  • Às Voltas com a Memória: 44 publicações
  • O Poeta é um Fingidor: 24 publicações
  • A minha primeira obra: 1 publicação
  • Aos amigos: 1 publicação
  • Como Nasceu a Sociologia em Portugal: 3 publicações
  • O Poeta de todos os tempos: 1 publicação
  • Os "pais" da Sociologia: 18 publicações
  • Livros que merecem ser lidos: 10 publicações
  • O Mundo que nos Rodeia: 41 publicações
  • Os "nossos" Sociólogos: 13 publicações
  • Às voltas com a Sociologia: 3 publicações
  • Às voltas com a Economia: 1 publicação

Objectivos futuros:

Para o próximo ano, irei fazer algumas alterações ao visual do Blog, para o tornar mais atractivo, bem como, "deixar cair" algumas crónicas, que ao longo do ano tiverem menos publicações e como tal não fazem sentido a sua existência. Por outro lado, irei solidificar algumas que considero de grande importância e desenvolver novas crónicas, que me parecem curiosas e informativas para todos os cidadãos.
Penso também desenvolver uma área para Comentários, de forma a receber o feed-back de todos os leitores e interessados, para que o Blog possa ser melhorado ao longo do ano e finalmente é meu desejo ultrapassar o número de publicações, aumentar o número de seguidores e desenvolver um pouco mais as áreas académicas de meu interesse: Sociologia e Economia.


Sem comentários:

Enviar um comentário